Estamos vivendo ondas de calor cada vez mais fortes e constantes! Por conta disso, a utilização de ar-condicionado e ventiladores acaba se tornando quase que obrigatória no nosso dia a dia. Infelizmente, a conta de luz cresce junto ao calor, chegando em valores exorbitantes, ainda mais no Distrito Federal, onde a tarifa não para de subir.
A forma para continuar utilizando esses itens em casa, gastando muito menos, é com a energia solar.
Mas como funciona a instalação? O seu telhado deve ter algum formato específico? E se as placas não couberem nele? Neste artigo, responderemos essas e outras dúvidas.
Os componentes da instalação
A instalação de energia solar é um processo que envolve a montagem de um sistema fotovoltaico, composto por painéis solares, inversor, estrutura de fixação e cabos. Entenda o que cada um desses componentes faz:
– Os painéis solares são responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica;
– O inversor converte essa energia em corrente alternada, compatível com a rede elétrica;
– A estrutura de fixação é onde são colocados os painéis solares;
– Os cabos conectam todos os componentes do sistema.
Como deve ser o telhado para instalar os painéis?
O telhado deve ter algumas características para receber a instalação de energia solar. Mas não se preocupe! Há suportes de instalações específicos para diferentes tipos de telhado. Portanto, é raro surgir um que não seja capaz de suportar a instalação dos painéis.
Entre as características, estão:
Espaço necessário
O espaço necessário depende da potência do sistema, mas uma regra prática é que cada metro quadrado de painel gera cerca de 150 watts de energia.
Resistência do telhado
Para maior segurança, é necessária uma avaliação prévia da estrutura do telhado, pois ele deve ser capaz de suportar o peso dos painéis, que pode variar entre 10 e 20 kg por metro quadrado.
Inclinação e orientação
A inclinação ideal varia de acordo com a latitude do local, mas geralmente fica entre 15° e 35°. A orientação ideal é voltada para o norte geográfico, pois é onde o sol incide com mais intensidade ao longo do ano.
Evitação de sombras
Os painéis solares precisam de contato com a luz para gerar energia, é claro. Por isso, as sombras devem ser evitadas, pois reduzem sua eficiência. Mesmo que ainda produzam energia, a quantidade gerada cai drasticamente quando os painéis estão na sombra.
E se as placas não couberem no telhado?
Geralmente, os painéis de energia solar são colocados no telhado das construções, pois é a parte da estrutura que mais recebe sol. Contudo, se as placas não couberem no telhado, existem outras opções de instalação. Confira:
Instalação no solo
Consiste em colocar os painéis solares em estruturas metálicas ou de concreto fixadas no terreno. Essa opção é indicada para imóveis que têm um amplo espaço livre no solo e que não têm restrições de uso do solo.
Instalação em fachadas
Nesta opção, os painéis solares são instalados nas paredes externas dos imóveis, aproveitando a superfície vertical disponível. Para manter toda a eficiência, a fachada deve ser voltada para o norte geográfico, que é onde o sol incide com mais intensidade ao longo do ano.
Instalação integrada (BIPV – Building Integrated PhotoVoltaics)
Essa é a opção mais complexa e, por conta da tecnologia, nem existe no Brasil ainda. A solução visa integrar os painéis solares em elementos arquitetônicos do imóvel, como telhas, toldos, pergolados, janelas, entre outros.
Essas alternativas podem exigir um maior investimento ou uma adaptação do projeto, mas podem ser viáveis em casos onde o telhado não é adequado ou disponível.
Percebeu que até nos prédios e casas que parecem difíceis de comportar os painéis solares, há sempre a possibilidade de instalá-los?
E com a MR Energia você pode contar com uma instalação segura, rápida e eficaz, tanto para a sua casa quanto para o seu negócio. Fale conosco e faça seu orçamento!