Blog

Os 5 maiores mitos sobre energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia mais discutidas e estudadas atualmente. Sua popularidade crescente é acompanhada por uma série de mitos que circulam entre as pessoas, muitas vezes gerando confusão e desinformação.

 

Neste artigo, vamos desvendar os 5 maiores mitos sobre energia solar, apresentando as verdades por trás do desconhecimento.

 

1º – A energia solar é cara e não compensa o investimento

 

Há muito tempo, a percepção comum era a de que a instalação de um sistema de energia solar era um investimento oneroso e demorado. No entanto, essa ideia não poderia estar mais distante da realidade atual.

 

A energia solar é uma das fontes de energia mais acessíveis e, surpreendentemente, uma das mais baratas. O custo de instalação dos painéis solares tem caído de forma constante nos últimos anos, tornando-se uma opção financeiramente viável para muitas pessoas.

 

O retorno do investimento pode ser alcançado em cerca de três a cinco anos, dependendo do consumo de energia e das tarifas elétricas regionais. Ou seja, utilizar energia solar não significa que você nunca mais pagará conta de luz.

 

Contudo, o uso de painéis solares pode reduzir o valor da sua tarifa em até 90%, uma vez que permite que o consumidor gere sua própria eletricidade e utilize os créditos de energia da rede elétrica.

 

2º – Os painéis solares são frágeis e quebram com facilidade

 

Este mito sugere que os painéis solares são suscetíveis a danos e podem quebrar com facilidade. Na verdade, os painéis solares são construídos para resistir a diversas condições climáticas adversas, como chuva, vento, granizo e neve.

 

Eles são fabricados com materiais duráveis, incluindo vidro temperado e alumínio, e têm uma camada protetora que impede a corrosão e o desgaste. Adicionalmente, é comum que os painéis solares possuam uma garantia de durabilidade de 10 a 12 anos, além de uma garantia de eficiência total de 25 anos, o que demonstra sua qualidade e confiabilidade.

 

Entretanto, alguns cuidados são necessários para não comprometer a vida útil dos seus sistemas, como realizar uma manutenção preventiva a cada 6 meses ou limpar corretamente os módulos solares. Lembre-se sempre de contar com especialistas da área para fazerem estes processos.

 

3º – Os painéis solares não funcionam em dias frios ou nublados

 

Outro mito comum é a ideia de que os painéis solares são ineficazes em dias frios ou nublados. A realidade é que os painéis solares geram energia com base na radiação solar, não no calor.

 

Portanto, eles podem produzir eletricidade mesmo em condições climáticas desfavoráveis, desde que haja radiação solar suficiente. É verdade que a eficiência energética dos painéis solares pode ser menor em dias nublados, mas isso não significa que eles parem de funcionar completamente.

 

Em relação à época de inverno ou aos dias frios, os painéis solares podem gerar até mais energia do que em dias de calor. Achou confuso? Clique aqui e veja a explicação da MR Energia.

 

4º – São necessárias baterias para armazenar a energia solar

 

Um equívoco comum é a crença de que é necessário ter baterias para armazenar a energia solar gerada, mas não é assim que funciona. As baterias são opcionais e não obrigatórias para sistemas de energia solar.

 

A maioria dos sistemas solares está conectada à rede elétrica e opera no modo de compensação de energia. Isso significa que o excesso de energia gerado pelos painéis solares é injetado na rede e pode ser utilizado em momentos posteriores, através dos créditos de energia.

 

As baterias são recomendadas para sistemas isolados que não têm acesso à rede elétrica ou para consumidores que desejam maior autonomia e segurança energética.

 

Quer saber mais? Confira os tipos de sistemas de energia solar e saiba qual é o melhor para você!

 

5º – Os painéis solares podem danificar o telhado da construção

 

Muitas pessoas acreditam que a instalação de painéis solares pode prejudicar a estrutura do telhado. Contudo, isso não é verdade.

 

Os painéis solares são instalados na mesma estrutura que sustenta o telhado. Eles são fixados por meio de suportes metálicos que são parafusados nas vigas de madeira ou de metal do telhado. Além disso, o baixo peso dos painéis garante a segurança do local onde foram colocados.

 

Apesar de tudo, é necessário tomar algumas precauções antes da montagem. Normalmente, as empresas de instalação realizam uma visita prévia ao local para avaliar a área onde os painéis serão colocados. Dessa maneira, é possível assegurar que a instalação ocorrerá sem problemas ou futuros danos.

 

Para mais informações sobre a instalação de painéis solares em telhados, você pode clicar aqui e conferir o texto da MR Energia sobre o assunto.

 

Esses são os principais mitos sobre o uso de energia solar. Conseguiu perceber como esta forma sustentável de geração de energia veio para ficar?!

 

Se estiver com mais dúvidas ou se mora no Distrito Federal e deseja fazer um orçamento sem compromisso, fale com a MR Energia.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Contato

Faça uma cotação

Entraremos em contato com uma proposta personalizada