Blog

Energia solar em espaços públicos no Brasil: exemplos, vantagens e desafios

A energia solar é uma fonte renovável e abundante que pode ser aproveitada para diversos fins. Algumas cidades brasileiras já perceberam a sua importância e estão fazendo investimentos nesta área em locais públicos.

Neste texto, vamos mostrar alguns exemplos de cidades brasileiras que apoiam e colocam em prática o uso da energia solar. Também vamos falar sobre as vantagens dessa prática e os desafios que o Brasil enfrenta para ampliar o uso desta energia em vias públicas.

(Prefeitura de Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Exemplos de cidades que usam energia solar em espaços públicos

Uma das cidades que mais se destaca no uso de energia solar em vias públicas é Curitiba, no Paraná. A cidade faz grandes investimentos tanto em espaços públicos quanto em espaços privados. Um deles é a sede da prefeitura, que em 2019 instalou painéis solares, chegando em até R$180 mil reais de economia por ano.

Outra cidade que está investindo em energia solar em locais públicos é Salvador, capital da Bahia. A Prefeitura de Salvador realizou uma parceria que levará painéis fotovoltaicos para duas estações BRT e três escolas infantis.

(Foto: Reprodução)

Goiânia, capital de Goiás, também faz parte deste grupo. Em setembro de 2023, foi aprovada na Câmara a instalação obrigatória de semáforos com energia solar em vias públicas da cidade. A sinalização contará com baterias para armazenar energia.

Nossa Brasília, capital do país, não ficou para trás! No Parque Ecológico de Águas Claras, o governo do Distrito Federal construiu uma usina fotovoltaica de solo que visa abastecer com energia solar 46 edifícios públicos em Brasília, proporcionando uma economia estimada de R$ 1 milhão anual aos recursos governamentais.

Como deu para notar, grandes cidades do Brasil observaram os benefícios que o investimento em energia solar traz para o povo e para o próprio governo, já que a economia gerada é muito grande e dura por vários anos.

Vantagens da energia solar em espaços públicos

O uso de energia solar em vias públicas traz diversas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Algumas delas são:

  • Redução das emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas;
  • Economia de recursos naturais, como água e combustíveis fósseis, que são usados para gerar energia elétrica convencional;
  • Diminuição dos custos de manutenção e operação dos equipamentos urbanos, que podem funcionar de forma autônoma e independente da rede elétrica (caso utilizem baterias);
  • Estímulo à inovação e à criatividade, que podem gerar novas soluções e oportunidades de negócios baseados na energia solar.

Por que é importante que o governo invista na energia solar em locais públicos?

O governo tem um papel fundamental para incentivar e viabilizar o uso de energia solar em locais públicos, pois isso pode trazer benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a economia, a infraestrutura, a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.

Confira alguns motivos específicos para que este investimento seja feito no país:

  • Contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, que o Brasil assumiu no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas;
  • Aproveitar o potencial solar do país, que é um dos maiores do mundo, podendo se tornar líder no mercado global de energia solar até 2026;
  • Reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, como hidrelétricas, termelétricas e nucleares, que estão sujeitas a variações climáticas, custos elevados e riscos ambientais e sociais;

(Imagem de alexphotos no Freepik)

Desafios do Brasil para ampliar o uso de energia solar em espaços públicos

Apesar dos benefícios da energia solar em vias públicas, o Brasil ainda enfrenta alguns desafios para expandir essa prática em todo o território nacional. Além disso, há a falta de estudos acerca dos benefícios que a energia solar pode trazer para uma cidade.

Os maiores desafios são:

  • Falta de incentivos fiscais e financeiros, que dificultam o investimento em projetos de energia solar em vias públicas por parte dos governos e das empresas;
  • Falta de regulamentação e de padronização, que impedem a integração e a interoperabilidade dos sistemas de energia solar em vias públicas com a rede elétrica e com outros serviços públicos;
  • Falta de conscientização e de educação, que limitam a difusão e a aceitação da energia solar pelos gestores públicos.

Apesar disso, é possível reverter essa situação caso sejam realizadas análises sobre os investimentos. As parcerias público-privadas são uma ótima escolha para os projetos de energia solar, que foi o que a cidade de Salvador fez.

Outra possibilidade é promover campanhas de conscientização, capacitação e educação ambiental para divulgar os benefícios da energia solar nos espaços públicos. Quanto mais gente souber da importância ambiental e econômica que esta energia renovável tem, mais fácil fica de inspirar mudanças nas cidades.

Esperamos que até 2026 mais investimentos sejam feitos nesta área que não para de crescer no nosso país. Se você já quer ver a energia solar em ação, fale com a MR Energia e faça seu orçamento gratuito (apenas Distrito Federal).

Caso tenha gostado do conteúdo, te convidamos a ler nossas outras postagens aqui do blog e a seguir nossa página no Instagram.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Contato

Faça uma cotação

Entraremos em contato com uma proposta personalizada